1 – Inteligência Artificial na comunicação e marketing

Novas tecnologias e integrações, como, por exemplo, de públicos segmentados no Google Analytics com os anúncios criados no Google Ads, farão com que a taxa de conversão seja ainda maior. Recentemente o Google Analytics ganhou uma nova versão, que promete levar o processo de Machine Learning a níveis ainda mais elevados.

2 – Estratégia de SEO

As técnicas de SEO aprimoram-se tão rapidamente quanto as atualizações dos algoritmos do Google, que estão cada vez mais frequentes. Com os novos recursos, não será suficiente estar entre os primeiros nas pesquisas, mas sim em destaques especiais, como, por exemplo, a “posição zero”, ou dentro do grupo de perguntas frequentes.

3 – Crescimento do Google My Business

Tem um pequeno/médio negócio local? Então, neste ano de 2021 é mesmo obrigatório aproveitar todas as potencialidades do Google My Business (uma ferramenta gratuita do Google) para mostrar aos utilizadores que estão perto de si, informações sobre a localização da sua empresa, horário de funcionamento, tipo de serviços, campanhas em vigor, etc.

4 – Pesquisas por voz

Uma das maiores tendências de marketing digital para 2021 é a pesquisa por voz e a sua empresa tem de se preparar para aparecer nos resultados que são revelados aos utilizadores que “falam” com os seus equipamentos. Portanto, não se esqueça de usar novas estratégias SEO para estas pesquisas por voz que, naturalmente, têm uma estrutura semântica diferente das pesquisas por escrito.

5 – Redes Sociais

A chegada dos pagamentos via WhatsApp e as melhorias no Instagram Shopping mostram que as redes sociais estão cada vez mais integradas com os e-commerces. Com a ampla utilização durante a pandemia, muitas plataformas deram grandes passos no seu desenvolvimento, e lançaram melhorias e ferramentas específicas para quem pretende vender online, assim como vender por meio das redes sociais.

CONCLUSÃO

As tendências de marketing digital para 2021 são bem claras: ou você acompanha e investe na sua presença online ou irá ficar para trás. A aposta do momento é investir em marketing digital.

Nunca foi tão importante como agora para os negócios se reinventar, principalmente após uma pandemia que ainda persiste sem sabermos quando irá terminar. Os empreendedores querem e precisam de uma solução rápida e eficiente.

As compras online nunca cresceram tanto como agora e a tendência é a continuação do seu crescimento. Prova disso é o perfil do consumidor que procura a compra online: são pessoas extremamente ocupadas, sem tempo para andar de loja em loja à procura dos produtos que precisa. Mas todos querem novidade, melhor preço e qualidade.

A internet oferece isso: rapidez na compra com total comparação de preços e produtos. Tudo na palma da sua mão ou no ecrã do seu computador.

Com a evolução do panorama digital que traz novos produtos e cria no consumidor a necessidade de comprar, as marcas precisam acompanhar essa tendência e destacar-se da concorrência.