Como criar um site de sucesso?

Como criar um site? Qual é o seu principal objetivo? Quais são as funcionalidades necessárias? Que vantagens podem contribuir para uma presença online de sucesso? Para criar um site e cumprir o objetivo para o qual foi desenvolvido, é necessário ter em conta uma série de perguntas de forma a obter o resultado esperado.

Estratégia para Criar um Site

 

  1. Qual é o principal objetivo de criar o website?

A criação de sites pode ter diferentes objetivos: notoriedade, vender online, pedidos de orçamento, captação de leads, etc. É preciso ter uma noção clara do que se pretende como objetivo principal.

  1. Qual é o comportamento que espera que os utilizadores tenham ao visitar o website?

Não devemos subestimar mesmo aquilo que parece óbvio. É necessário saber o que os utilizadores esperam conseguir obter no site e, de uma forma simples, tornar essas funcionalidades fáceis de encontrar.

  1. Possui referências de websites de concorrentes diretos?

Referências podem ser apenas uma simples análise SWOT, mas também permite perceber determinados padrões, a arquitetura de informação e como fazem a comunicação numa determinada área de negócio.

 

Perceber o seu Negócio antes de Criar um Site

 

  1. Quem é o seu público-alvo?

Uma das melhores técnicas é a criação de perfis ou personas para diferentes tipos de utilizadores. Obter informações sobre a idade, cargo/ocupação, género, ramo de atividade, nível de escolaridade, meios de comunicação utilizados, objetivos e desafios da persona e como a persona pode interagir com o site. Pode ser necessário criar várias personas, porque o seu público-alvo provavelmente serão grupos de pessoas diferentes.

  1. Em que consiste o seu negócio?

A resposta a esta pergunta pode parecer simples se estivermos a falar de um talho que vende carne. Mas se for por exemplo uma empresa que vende equipamentos e soluções industriais convém perceber exatamente em que consiste o negócio antes de fazer o site.

  1. O que torna a sua empresa/marca única e o que o distingue da concorrência?

Esta pergunta é extremamente importante, pois os utilizadores pesquisam antes de comprar, ou aderirem a um determinado serviço. Comparam preços, serviços, qualidade dos produtos, entre outros aspetos. É essencial o seu site se destacar da concorrência. Exemplos de fatores diferenciadores: O mais barato; O melhor atendimento ao cliente; Portes sempre grátis; A melhor qualidade; Vantagens únicas; etc.

  1. O seu negócio já possui um website, ou irá criar um site novo de raiz?

Se já possui um website, é necessário fazer uma análise dos pontos fortes e pontos fracos do site, para que o novo seja uma melhoria. Não somente no design, mas também nas funcionalidades e performance.

 

Conteúdos do Site

 

  1. Quem será o responsável pelos conteúdos (textos e fotos) do site?

Antes de perceber quem irá produzir o conteúdo, é essencial garantir que o conteúdo que vai ser colocado no site é realmente relevante para os utilizadores.

  1. Que tipo de conteúdo será necessário incluir?

Pode ser que nem todo o conteúdo seja amigável para os navegadores; especialmente para dispositivos móveis. Se existem arquivos PDF, PowerPoint, Excel (ou outros) que são necessários incluir no site, é recomendado uma atenção especial sobre como esses conteúdos vão ser apresentados e disponibilizados.

 

Funcionalidades necessárias ao Criar o Site

 

  1. Como irá ser a estrutura do site?

A Arquitetura da Informação e Usabilidade são problemas que devem ser resolvidos por um profissional. Esta questão é necessária para ter uma ideia de como o cliente acha que o site deveria ser estruturado. Mesmo que o resultado final seja diferente — e quase sempre é. A resposta à pergunta pode ajudar a obter informações importantes que à partida, poderiam ser ignoradas.

  1. O conteúdo será publicado de uma forma regular?

Pode ser um blog, uma secção de notícias, uma área de casos de estudo… Para isso, é necessário um BackOffice ou não? Se o site não vai ter conteúdo novo de forma regular, nem sempre é necessário usar um Backoffice, uma linguagem de programação, ou mesmo uma base de dados. Por vezes o cliente pretende apenas um site estático, funcional e sem muito floreado.

  1. Quem irá publicar novos conteúdos após a criação do site?

O cliente possui uma equipa interna capaz de criar conteúdos para o site? Ou a publicação de novos conteúdos será feita por uma agência de marketing digital?

  1. É necessário o preenchimento de formulários?

Formulário de contacto, pedido de orçamentos, informações, etc. Se existe a necessidade de formulários, provavelmente vai também existir a necessidade de utilizar uma base de dados, ou uma linguagem de programação.

 

Detalhes Técnicos

 

  1. Já possui um domínio?

Registrar o domínio do site da sua empresa é das primeiras coisas a fazer para garantir a presença do seu negócio online.  O domínio é o endereço da sua empresa na internet (por exemplo: www.asuaempresa.pt). Além de indicar como chegar até o seu site, ele também transmite em que área de negócio você atua.

  1. Vai optar por fazer um site com certificado de segurança HTTPS?

A página irá apresentar um certificado de segurança e de criptografia de dados. Por outras palavras, uma página em HTTPS é a garantia de mais segurança nas ações das pessoas que navegam no site.

  1. Caso exista um site antigo: Em média qual o volume de tráfego diário?

Caso exista um site, a resposta permite avaliar a configuração técnica que irá ser usada. Muitas vezes, na procura por um serviço barato, as pessoas acabam por aderir a um serviço aquém da necessidade real. Para além disso, um servidor que hospeda um site estático, nem sempre consegue os mesmos resultados para um site dinâmico ou uma base de dados.

  1. Onde será feito o alojamento do site?

A principal preocupação aqui é a rapidez durante o carregamento do site. Servidores nacionais tendem a ser mais rápidos que servidores mais distantes.

 

Projeto de Desenvolvimento do Site

 

  1. Quando pretende ter o site online?

Esta questão é importante para definir o cronograma do projeto de desenvolvimento do site do cliente. Permite evitar atrasos desnecessários na conclusão do projeto.

  1. A manutenção do site ficará a cargo de quem?

É necessário explicar ao cliente que caso opte por um site com backoffice, serão necessárias atualizações recorrentes de segurança, e eventualmente plugins utilizados. Essas atualizações podem, por vezes, quebrar o layout ou alguma funcionalidade quando não são devidamente testadas. É importante perceber a diferença entre manutenção técnica do site e melhorias de SEO.

 

Conclusão

 

Este conjunto de 19 perguntas são importantes pois a criação de um excelente site começa sempre com um briefing bem feito. É no briefing que se entende o objetivo, como criar um site e se sabe exatamente o que o cliente quer e o que precisa para o novo site.

O objetivo é fundamental para entender a finalidade do desenvolvimento do site, e se a solução inicialmente imaginada irá gerar o resultado desejado. É comum o cliente apresentar aquilo que ele imagina como a solução ideal para o problema, e pedir para a agência apenas executar. No entanto, se o foco for apenas no problema e no objetivo a alcançar, nem sempre a solução inicialmente desenhada é a ideal para se chegar aquele objetivo e/ou resolver o problema do cliente.

Por vezes não é dada a devida importância ao briefing inicial. Por falta de tempo e/ou paciência das partes, é comum que não se aborde todas estas perguntas aqui apresentadas, necessárias para um bom briefing, saltando logo para a última parte, que são os detalhes técnicos da criação de sites. Pode-se ter a impressão de que se esteja a ganhar tempo, mas a longo prazo é totalmente o contrário. O briefing bem feito antecipa problemas e expectativas. Deixa claro ao cliente e agência tudo o que está envolvido no desenvolvimento do site.

Com este conjunto de 19 perguntas, esperemos ter contribuído para melhores briefings e como criar um site de sucesso.