GERAÇÃO DE LEADS
A geração de leads surge como uma das formas mais eficientes para assegurar uma relação saudável e duradoura entre empresa e cliente.
As leads são uma das principais matérias-primas que fazem a máquina do marketing digital funcionar, gerar leads torna-se um processo essencial em todos os tipos de empresa e áreas de negócio.

O QUE É
GERAÇÃO DE LEADS?
- A geração de leads é um dos serviços mais procurados atualmente por profissionais e empresas. O que antigamente era conhecido como prospects ou contactos, hoje dá-se o nome de leads.
- O objetivo e o resultado final são os mesmos: converter um contacto numa venda. A geração de leads nasce de uma necessidade óbvia de acelerar a captação de contactos para converter posteriormente através de ações digitais ou não-digitais.
- Antigamente era comum fazer acções de telemarketing através das listas telefónicas, de forma totalmente aleatória e sem qualquer tipo de segmentação, enquanto hoje em dia é possível não só fazer essa segmentação, como nutrir esse contacto através de estratégias de marketing digital em vários canais de comunicação.
O QUE SÃO
LEADS?
- Resumidamente, leads são oportunidades de negócio para o seu negócio. São utilizadores que forneceram dados de contacto — como nome, email e telefone — em troca de uma oferta de valor — como conteúdo útil e relevante, folhas de cálculo, ebooks, infográficos, etc.
- Ou seja, trata-se de pessoas que já demonstraram interesse no tema da sua empresa e que, provavelmente, teriam vontade de saber mais informações sobre ela, tanto ao nível dos produtos e/ou serviços oferecidos como de outras informações.
- O interesse está em ambos os lados e o segredo é oferecer conteúdo de alto valor. Além de, posteriormente, trabalhar de forma inteligente aquele lead de modo a transformá-lo em cliente.
COMO GERAR LEADS PARA UMA MARCA?
eBooks
Os eBooks são uma das ofertas mais clássicas para geração de Leads. A vantagem do eBook é que permite aprofundar um determinado assunto e explorá-lo a um nível que provavelmente não seria possível num artigo do blog.
Webinars
O Webinar é um formato também bastante utilizado para produção de conteúdo e geração de Leads. Através da voz e imagem, os webinars acabam por ter um toque mais pessoal que aproxima mais o potencial cliente da empresa.
Pesquisas e estudos
Pesquisas e estudos também são formatos bastante divulgados e comuns em determinados mercados.
Ferramentas
As ferramentas vão ajudar os seus potenciais clientes a resolver problemas mais complexos. Pode tanto ser uma parte da sua solução como algo totalmente novo. No caso de ser uma parte da sua solução, as ferramentas têm ainda um papel importante de avançar o Lead no processo de compra, pois funcionam como uma “amostra” de como o trabalho seria melhor com a solução completa
Infográficos
Infográficos são ótimos conteúdos para gerar valor para a sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, alternando textos com imagens, o que torna este tipo de conteúdo bastante dinâmico. Podem ser também uma estratégia muito eficiente para gerar Leads.
Consultoria gratuita
Outra estratégia eficiente para gerar leads é oferecer consultorias gratuitas que ajudem na tomada de decisões, contribuindo, assim, para que o potencial cliente atinja os seus objetivos. Entretanto, é importante salientar que o foco deve ser realmente ajudar e não fechar negócio.
Templates
Templates são basicamente modelos prontos para serem utilizados em qualquer contexto, como folhas de cálculo, apresentações ou qualquer coisa que facilite uma determinada tarefa. Os templates funcionam muito bem para gerar Leads de qualidade por causa do seu carácter extremamente prático.
Cursos por email
Este formato de conteúdo tem um grande valor, tanto para os Leads como para a própria empresa. Para os Leads é muito útil, pois vão receber conteúdos numa ordem que facilita a aprendizagem. Para a empresa é interessante pois é possível analisar a interação dos Leads com os diversos conteúdos.
Série de vídeos
Um vídeo curto provavelmente não é um conteúdo com valor suficiente para ser promovido numa Landing Page. Já uma videoaula mais densa, uma entrevista mais longa ou uma série com vários vídeos sobre determinado assunto podem representar um conjunto de conteúdos de valor e ser utilizado para geração de Leads.

QUAIS AS VANTAGENS DA GERAÇÃO DE LEADS?
- Quando é feito um investimento na geração de leads, as oportunidades de negócios aumentam. Isto acontece porque a atração de público é feita de forma certeira, ou seja, para pessoas que realmente têm interesse no seu negócio, afinal, elas demonstraram isso mesmo num primeiro momento.
- Outra vantagem é o aumento da produtividade da equipa de vendas, pois trabalhar com leads que já passaram por um processo de filtragem com a equipa de marketing oferece melhores condições de trabalho aos vendedores.
- A possibilidade de aumentar a taxa de conversão, desde que seja feito um planeamento sólido, baseado em resultados e dados anteriores, de forma que as visitas obtidas não sejam perdidas e que os visitantes sejam identificados.
- Com a geração de Leads é possível avaliar o interesse dos seus visitantes nas suas ofertas e ainda perceber como está a sua conversão. Se existir uma boa taxa de conversão é sinal de que o conteúdo é atrativo para a sua persona
- Perceber o estágio de compra do Lead também é um fator importante. É comum as empresas se focarem somente nos Leads que estão prontos para realizar uma compra de um produto ou contratação de um serviço. No entanto, pensando assim estaremos a desperdiçar uma grande fatia dos Leads que se encontram numa etapa de aprendizagem e consideração, e que ainda não estão preparados para a sua oferta. É preciso pensar sempre na Jornada de Compra.
PRINCIPAIS CANAIS PARA GERAR LEADS
Website
Um site bem construído e nutrido com conteúdos altamente relevantes permite a captação de leads através de assinaturas de newsletters, preenchimento de outros formulários ou testes de ferramentas/soluções. O grande objetivo é converter visitantes em compradores. Para isso, certifique-se de que o layout, CTAs, formulários e conteúdos sejam de alta qualidade.
Blog
O blog é um ótimo canal para criar uma ligação de confiança entre a sua marca e os seus potenciais clientes. Qualquer pessoa pode encontrar o seu blog em pesquisas online, portanto este deve estar otimizado para os motores de pesquisa. Os leitores devem ser incentivados, a regressar ao blog para consumir mais conteúdos e tomar uma ação através dos CTAs nas suas publicações.
SEO e Marketing Conteúdo
O seu conteúdo é a base dos seus esforços de comunicação. O marketing de conteúdo permite criar e distribuir conteúdo educativo e relevante para envolver os consumidores. Os motores de pesquisa consideram um conteúdo de alta qualidade proveniente de um site de alta qualidade. Por isso, pense no seu conteúdo como o combustível para todas as suas campanhas de marketing.
Redes Sociais
O marketing de redes sociais é um dos mais utilizados atualmente e tornou-se uma estratégia indispensável para a maioria dos negócios. Possibilita aos potenciais clientes pesquisar por produtos, aprender sobre eles e até efetuar compras através das redes sociais.
Anúncios Pagos
As empresas pagam por cliques nos seus anúncios em motores de pesquisa, como o Google, por exemplo. São uma excelente forma de promover os seus produtos e serviços no topo dos resultados de pesquisa. Estes anúncios são altamente segmentados e podem gerar leads qualificados.
Email Marketing
O email é uma excelente forma de comunicação e uma importante ferramenta numa estratégia de marketing. É uma das mais utilizadas táticas de geração de leads e também uma das melhores e mais fáceis formas de comunicação.
COMO FUNCIONA O PROCESSO
DE GERAÇÃO DE LEADS?

Landing Pages
A landing page é uma página da web (conhecida como página de destino) para onde o utilizador é direcionado e tem um único objetivo, uma dos mais frequentes é capturar informações dos utilizadores através de formulários.
Formulários
Os formulários normalmente estão inseridos nas landing pages e consistem num conjunto de campos que são responsáveis pela captação de informações antes que o utilizador clique no botão para receber a oferta.
Oferta
A oferta é o conteúdo de valor que a sua empresa oferece na landing page. Essa oferta deve ter o valor e a relevância suficientes para que o utilizador sinta interesse e esteja disposto a trocar as suas informações pessoais, para aceder a essa oferta através do Call to Action.
Call-to-Action
O Call to Action (CTA) é uma pequena imagem, botão ou mensagem que incentiva os utilizadores a tomar algum tipo de ação. Quando se trata da geração de leads, essa ação incentiva o utilizador a clicar no botão para que ele possa obter a oferta (download do ebook, infográfico, etc).