LANDING PAGES

O QUE É LANDING PAGE?
Landing Page é uma página que possui todos os elementos focados na conversão de um utilizador em lead, oportunidade ou cliente. Também conhecidas como páginas de destino ou páginas de conversão, as Landing Pages são muito utilizadas em campanhas de Marketing Digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.
A criação de uma Landing Page permite ter uma página de entrada exclusiva para atrair visitantes ao seu website. Esta é a página responsável pelo início da navegação de todos os utilizadores. Se tem um negócio online, vai necessitar de uma landing page de alta conversão.
Ao contrário de qualquer outra página presente no website, uma Landing Page é desenvolvida exclusivamente para captar o maior número possível de potenciais clientes interessados nos nossos serviços/produtos, ao ponto de criar empatia pela marca e uma interação espontânea.
Maioritariamente, são páginas curtas, com conteúdo sucinto que facilitam a navegação e perceção da proposta de valor. Uma Landing Page de alta conversão, com foco no conteúdo, pode significar um aumento de até 40% nas conversões de uma campanha no Google Ads.
Uma página de internet comum pode estar carregada com menus, links, artigos, barras laterais e muitos outros elementos. Por isso é tão importante ter uma landing page, pois o foco principal é que um utilizador se torne cliente ou tenha a noção clara da grande oportunidade que tem à sua frente.
25%
de aumento na conversão, utilizando uma landing page numa campanha.
8
em cada 10 pessoas só lêem o título e 2 em cada 10 lêem o resto da página
86%
pode ser o aumento das conversões ao utilizar vídeos nas landing pages.
120%
pode ser o aumento de conversões ao reduzir o nº de campos do formulário.
ELEMENTOS ESSENCIAIS
DE UMA LANDING PAGE
Os principais elementos de uma página, são o título e o subtítulo. Estes devem transmitir de maneira clara e direta a proposta de valor da sua oferta.
O objetivo é que o utilizador ao chegar à página, mantenha o interesse e se identifique com a oferta, querendo ler o restante da página.
Cinco segundos devem bastar para que os utilizadores que chegam a uma landing page percebam:
– O tema e objetivo da página;
– A área de negócio da sua empresa;
– O que receberão caso entrem em contacto com a sua empresa.
Numa landing page a utilização de imagens é primordial e por isso devem ser utilizadas sempre que possível.
Fazer uso de uma ilustração para quebrar o conteúdo sempre que for conveniente, no entanto, é preciso ter atenção para que todas as imagens utilizadas sejam contextualizadas e espelhem completamente a oferta.
Se a oferta for, por exemplo, um ebook ou algum tipo de aplicação, mostrar imagens do ebook ou software para transmitir credibilidade sobre a oferta.
Uma página de conversão precisa de mais descrições sobre a oferta para conseguir vender bem a ideia. É fundamental que a descrição passe uma mensagem, de forma sucinta, sobre o objetivo da oferta e o valor que ela pode gerar para quem converter.
O descrição da landing page deve (e tem) de originar curiosidade quanto ao que ainda não foi dito e aumentar a vontade do utilizador clicar o chamado botão Call to Action (o botão “inscreva-se já”, “Marque uma reunião” ou “Peça um orçamento”, por exemplo).
Em casos em que a oferta é complexa e precisa de mais explicações, também podem ser utilizados outros elementos, como vídeos explicativos ou uma amostra do conteúdo utilizando por exemplo uma apresentação incorporada do Slideshare.
Os formulários são uma das partes mais importantes de uma Landing Page, é onde acontece a conversão. Não é regra geral, mas quanto mais informações são pedidas no formulário, menor a taxa de conversão.
Criar formulários simples, que contenham as informações relevantes, e evitar perguntas que não vão agregar nada na nutrição da lead e vão deixar o utilizador incomodado em responder a tantas questões distintas.
Da mesma forma que quantidade de campos em demasia é prejudicial, não conter informações importantes pode prejudicar a estratégia planeada. Logo, devemos pensar quais são as informações indispensáveis para sabermos se aquele utilizador é mesmo um potencial cliente.
Para além dos elementos principais, títulos, imagens e descrições há outros elementos que podemos e devemos utilizar em Landing Pages. Exemplos:
Direcionar o olhar do utilizador: utilizar elementos de direção no site, como setas ou uma imagem de alguém a olhar para o formulário. O olho humano costuma seguir estas indicações e isso pode influenciar a conversão.
Prova social: colocar testemunhos de outras pessoas que compraram, descarregaram ou encontraram algum valor na oferta. Como as pessoas têm tendência para consumir conteúdos que outras recomendaram, a prova social pode ser uma forma de aumentar as conversões.
Sentimento de urgência: acrescentar na página quanto tempo falta para uma oferta expirar para estimular o utilizador indeciso a agir mais rápido. É comum ver essa estratégia em sites de reservas de hotéis, que mostram quantos quartos estão disponíveis naquele momento.
COMO DIVULGAR UMA LANDING PAGE?
Redes Sociais
Utilizar as redes sociais em que a sua empresa está presente para a geração de Leads. Facebook, Instagram, LinkedIn, todas estas redes possuem pessoas que podem ter interesse na sua oferta.
Website / Blog
Aproveitar o tráfego existente e divulgar uma Landing Page nas páginas mais visitadas do website para gerar Leads e otimizar o seu site ou blog para conversão.
Email Marketing
O Email Marketing permite distribuir conteúdo relevante para a sua base de contactos e fortalecer o seu relacionamento. Podemos enviar um email para divulgar uma nova oferta ou novo conteúdo e monitorizar o seu desempenho.
Publicidade Online
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a publicidade online costuma ter uma taxa de conversão superior, até 25% em relação ao tráfego orgânico. Porque para além do alcance orgânico ser baixo, os anúncios pagos podem ser segmentados, o que aumenta a sua eficácia.
Divulgar uma oferta através de uma Landing Page é fundamental para garantir o retorno sobre o investimento (ROI). Neste tipo de página, o utilizador apenas tem duas opções: preencher o formulário em troca da oferta ou sair. O facto de ter poucas opções aumenta muito a probabilidade de o utilizador realizar a conversão.
DÚVIDAS SOBRE LANDING PAGES? NÓS RESPONDEMOS.
Perguntas Frequentes
Numa estratégia de marketing digital, uma landing page é uma página que tem como objetivo gerar conversões. Seja um cliente, lead ou oportunidade. Ela possui vários elementos otimizados para converter o visitante em lead, como um copy atrativo, formulário, botão de ação (CTA), entre outros.
Uma landing page pode ter diferentes objetivos dentro de uma estratégia de marketing digital. Mas o principal objetivo é um só: gerar leads.
Os elementos essenciais da estrutura de uma landing page de sucesso são:
-Título e subtítulo;
-Imagem;
-Descrição da oferta;
-Formulário.
- Criar o título da landing page;
- Criar o subtítulo da landing page;
- Escrever as descrições da landing page;
- Definir as imagens para a landing page;
- Selecionar um modelo de página em que o conteúdo melhor se adapte;
- Adicionar o conteúdo ao layout da página;
- Determinar quais são os campos essenciais no formulário;
- Personalizar a identidade e imagens da página.
Para promover uma landing page e conseguir mais visitas, podemos utilizar vários canais: redes sociais, blog, site da empresa, email marketing, publicidade paga, etc. Para além destes canais, é possível trabalhar o SEO da landing page para que ela seja encontrada no Google de forma orgânica.
as suas taxas de conversão.