Todas as empresas querem ser encontradas e reconhecidas por parte dos seus clientes. O Marketing Digital para Pequenas Empresas vai permitir, não só garantir isso, como também encontrarem de uma forma contínua novos potenciais clientes.

Todas as gerações acedem à internet e todas as empresas, devem estar lá com todos os seus produtos e serviços, disponíveis para receber os seus clientes com informações, dicas, promoções, tirar dúvidas, novidades e tudo aquilo que puderem oferecer para um melhor relacionamento com os seus clientes.

Mas, na hora de investir no Marketing Digital para uma pequena empresa, o que devemos ter em conta?

Principais Ferramentas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

 

Website

O que é um site? O site é um domínio único que contém diferentes páginas web ligadas entre si. É do senso comum esta simples definição, mas surpreendentemente nem toda a gente sabe, quais são as vantagens que um site pode oferecer a uma pequena ou média empresa. Existe um grande número de Pmes que na verdade não possuem um site ou presença on-line!

Se porventura tem uma empresa e não tem um site, está a perder grandes oportunidades para o seu negócio. Um site pode ser utilizado para realizar diversas estratégias de marketing digital para ajudar o seu negócio a crescer.

Como dono de um negócio ou empresa, vai precisar de saber onde estão os seus consumidores. Mas e se os consumidores conhecerem o seu negócio e aquilo que tem para lhes oferecer, mas eles não puderem contactá-lo? Esse é um dos fatores negativos de não ter um site da sua empresa.

Quais são as principais vantagens de uma pequena empresa ter um site?

Acessibilidade

O site está acessível 24h, 7 dias por semana, 365 dias por ano.  O site estando sempre disponível, os seus clientes podem aceder aos seus produtos ou serviços facilmente.

Credibilidade

Ao criar um site, está a passar uma mensagem de confiança aos seus consumidores,  porque eles devem confiar em si e nos testemunhos de outros consumidores. Acredite ou não, a maior parte das pessoas pesquisa na internet por um produto ou serviço antes da compra para verificar a sua credibilidade primeiro. Quando fornece um bom serviço ou produto, é provável que se espalhe um boca a boca positivo sobre o seu negócio. O que, por sua vez, oferece potenciais novos clientes e negócios.

As pessoas tendem a confiar num negócio depois de terem feito negócios com ele. Utilizando o seu site, pode atender os consumidores online de uma forma contínua e assim aumentar a sua credibilidade a sua empresa.

Vendas

Ter uma presença online, vai permitir-lhe vender os seus produtos ou serviços 24 horas por dia para quem quer que seja, com nenhuma ou quase nenhuma limitação; A menos que esteja sem stock ou com excesso de trabalho, mas esse é um bom problema para se resolver!

Ter visibilidade em todo o mundo significa que provavelmente ganhará mais clientes. Quanto mais clientes e visitantes conseguir obter, mais vendas irá gerar. Quanto mais vendas forem geradas, mais lucro irá atingir.

A primeira impressão conta

Vivemos num mundo onde as pessoas pesquisam no Google antes de realizar uma compra, e visitam sites de feedback online tais como o Tripadvisor.

Por isso, irá querer que a sua primeira impressão, por parte dos consumidores, seja a melhor possível. Começando pelo seu site, os consumidores estão a julgar e a tomar decisões sobre se irão ou não visitar a sua loja, restaurante ou escritório. É provável que o possam descartar, caso eles achem que o seu site não reflete o nível de experiência e credibilidade que eles procuram.

Comprar nas lojas tradicionais já não é o que era

Passear pelas ruas principais repletas de lojas não é a única maneira de visitar lojas e outras pequenas empresas hoje em dia. Com visitas diárias a sites como o Google, Bing, Yahoo e outros sites online, os clientes estão constantemente a pesquisar onde planeiam fazer as suas próximas compras.

Certifique-se de que a sua empresa esteja bem representada nesses sites, antes de mais, tendo um site – mas também aparecendo nas primeiras posições entre cada um dos motores de pesquisa online, sites de opinião e outros sites do género. A sua empresa irá ser encontrada e analisada por potenciais clientes.

Para além de ter o seu endereço URL disponível, também tenha a certeza de que a sua morada, contactos de telefone e email estão bem visíveis. Não podem também faltar os links para as principais redes sociais, mas apenas devem ser incluídos caso esteja realmente ativo nas redes sociais.

Não ter um site significa perder negócios

Claramente, hoje em dia uma empresa que não possui um site, está a perder oportunidades de novos potenciais clientes a conhecerem e queiram fazer negócios com ela. Caso tenha um site amador, antiquado e sem qualquer tipo de conteúdo de valor, é melhor não ter nenhum site.

Embora não ter nenhum site signifique oportunidades perdidas, um mau site pode realmente ser pior, uma vez que literalmente faz com que o seu negócio pareça amador e pouco credível.

 

Redes Sociais

Hoje em dia as redes sociais são plataformas obrigatórias para qualquer empresa. As Redes Sociais são as plataformas mais importantes de humanização de uma marca e de gerar proximidade com o público. Atualmente elas são um dos pilares para se alcançar sucesso com Marketing Digital.

As redes sociais fazem parte da tendência que mais cresce na história mundial. Esse setor tem crescido mais rápido que a internet em si.

É importante perceber que a utilização das redes sociais não se pode focar na venda de produtos e serviços. As empresas devem tentar criar uma proximidade com o seu público alvo e assim conquistar novos seguidores.

Facebook

Esta rede social incentiva o relacionamento pessoal e possui nativamente ferramentas de gestão, e-commerce, publicidade e análise de resultados, muito importantes para delinear estratégias de marketing digital de uma empresa.

Twitter

Para quem precisa promover, atualizar e cativar uma audiência sedenta por novidades, o Twitter torna-se uma ferramenta indispensável.

Esta rede social é um canal de comunicação interativo e social, em que as novidades são difundidas muito rapidamente, principalmente quando bem utilizada a hashtag(#). É muitas vezes vista como um miniblog, pois foca-se na partilha de mensagens curtas, imagens e vídeos.

Instagram

Excelente rede social para interagir com o público através de imagens, vídeos e hashtags.

As empresas perceberem aquilo que os seguidores gostam e comentam é a chave para implementar uma boa estratégia de marketing digital nesta rede.

O foco desta rede social, é diferente de todas as outras, é divulgar momentos únicos, para cativar o público e fazê-lo ficar mais “íntimo” da sua marca.

Deverá publicar fotos do quotidiano da sua empresa, pessoas a utilizar os seus produtos/serviços e até mesmo vídeos que facilitem o seu uso.

Linkedin

Ao contrário do Facebook, Instagram e Twitter, esta rede social tem uma vertente mais institucional. É a rede certa para empresas ou profissionais mostrarem o seu portfólio, as suas competências, valores e objetivos.

Ideal para conquistar interessados em trabalhar na instituição ou conseguir parcerias, investimentos e clientes.

Google+

A integração com todas as ferramentas e os serviços do Google favorece e muito esta rede social em relação às outras.

É recomendável a sua utilização na estratégia de marketing digital da sua empresa, principalmente pelos recursos disponíveis de análise e métricas.

Pinterest

É uma excelente rede social para divulgar produtos e serviços, informar e esclarecer sobre certos assuntos de forma criativa e inovadora, através de um infográfico ou um tutorial, por exemplo.

Devem utilizar-se referências visuais atraentes e de boa qualidade para conquistar seguidores. As publicações devem fugir do óbvio e não falar só da marca em si, deve utilizar a criatividade a seu favor.

 

Publicidade Online

 

Publicidade nos motores de Pesquisa

A principal vantagem da utilização de anúncios patrocinados nos motores de pesquisa online é que permitem melhorar o posicionamento do seu site através de publicidade paga.

A sua empresa poderá anunciar os seus produtos e serviços através do serviço de publicidade do Google (Adwords). Esses anúncios serão exibidos de forma relevante nos resultados das pesquisas do utilizador.

Este tipo de publicidade normalmente funciona através do pagamento por clique (PPC); ou seja, só irá pagar por cada clique feito no seu anúncio.

Poderá personalizar o anúncio, escolher a sua segmentação e escolhe o valor máximo que está disposto a pagar por cada clique numa palavra específica.

A publicidade nos motores de pesquisa é normalmente utilizada por anunciantes com o principal objetivo de aumentar o nº visitas ao site e as conversões.

Este tipo de publicidade permite atingir os utilizadores que estão à procura dos seus produtos/serviços.

 

Publicidade nas Redes Sociais

É impossível ignorar o poder das redes sociais e como isso pode ajudar no sucesso de um negócio.

A publicidade nas redes sociais é essencial numa estratégia de marketing digital, devido à sua grande eficácia.

A maior parte das redes sociais oferecem a possibilidade de fazer publicidade nas suas plataformas, seja para promover mensagens e conteúdos ou para criar anúncios específicos.  Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube são apenas algumas delas.

Permitem segmentar o seu público-alvo com eficiência e dessa forma escolher que tipo de pessoas queremos alcançar.

Se a sua empresa pretender aumentar a sua presença nas redes sociais, trabalhar o branding e obter tráfego para o seu site, então a publicidade na internet é uma boa escolha acertada.

 

Banners

Os Banners são provavelmente a forma mais popular de publicidade online, e isso deve-se ao facto de terem sido os primeiros anúncios a aparecer na Internet.

 

Consiste na colocação de um anúncio de diferentes formatos, tamanhos e design num local estratégico no interior de uma página de um site. Os utilizadores que clicam nos anúncios são redirecionados para uma página de destino à sua escolha.

 

O problema é que hoje em dia estamos tão saturados de publicidade que dificilmente prestamos atenção aos banners.

 

Se a sua empresa pretende anunciar online, deve considerar primeiro lugar outras opções como o Google Adwords ou o Facebook Ads.

 

Janelas Pop-Up

De certeza absoluta que desde que se lembra de utilizar a Internet, já fechou dezenas de anúncios pop-up e isso é o mais normal, porque dentro da publicidade online, esta é uma das formas mais irritantes de publicidade.

 

Trata-se de uma janela pop-up que aparece quando está abrir um site por exemplo. Apesar de à anos atrás já ter sido eficaz, hoje em dia com o aparecimento de novas formas de publicitar na internet,  utilizar esta técnica torna-se cada vez menos aconselhável.

 

Agora, isto não tem nada a ver com um recurso de marketing digital muito utilizado: colocar um pop-up no seu próprio site que convida o utilizador a um registo, subscrição ou apenas a deixar o email para receber informações totalmente gratuitas.

 

Algo tão simples como isto pode ajudar bastante uma empresa a captar novos potenciais clientes, aumentar a sua base de dados e obter melhores resultados.

 

Publicidade em Blogs

Neste caso, esta publicidade, não se refere aos anúncios que aparecem normalmente nos blogs, como os banners ou os anúncios do Google. É uma publicidade indireta que é feita através de uma técnica de storytelling e de branded content, camuflando a publicidade por trás de uma experiência, uma história ou uma reflexão.

É uma publicidade colaborativa e para explorar o seu potencial, a melhor estratégia passa por procurar as maiores referências do seu ramo de atividade e contratá-los para escrever um artigo elogiando alguns dos seus produtos ou serviços. O pagamento não é obrigatório ser em dinheiro, pode optar por oferecer os seus produtos ou serviços ou fazer outros acordos que irão beneficiar ambas as partes.

Faça um levantamento de quais são os blogs mais seguidos pelo seu público-alvo, e utilize esta estratégia para se tornar conhecido e ganhar tráfego qualificado para o site da sua empresa.

 

Mobile Advertising

Atualmente é uma das estratégias de publicidade que está a ser mais utilizada, porque praticamente todas as pessoas têm um smartphone ou outro dispositivo móvel que usam para estar ligados à internet.

Muitas empresas já estão a optar por adaptar os seus anúncios ao meio de maior crescimento.

Inicialmente a maioria dos anúncios móveis eram simples adaptações de anúncios em computadores, hoje, existem cada vez mais anúncios pensados especificamente para serem visualizados em smartphones, seja um texto, vídeo ou imagem.

Estes anúncios podem aparecer tanto nas redes sociais como no Google Adwords, banners ou outras formas de publicidade.

Tenha presente que os utilizadores têm um comportamento diferente caso estejam a utilizar um smartphone ou um computador, então escolha um design responsivo, certifique-se de que a página de destino está adaptada para ser visualizada corretamente em smartphone.

Outro aspeto muito importante, certifique-se que o tempo de carregamento não seja lento, que os botões de ação estejam em destaque e visíveis.

 

Video Advertising

Cada vez mais consumimos conteúdo em formato de vídeo, o que faz que a publicidade em vídeo também esteja a ganhar uma grande importância.

Os vídeos virais estão a aumentar e há redes sociais exclusivas de vídeos, como YouTube ou o Vine.

Na verdade, essas plataformas podem tornar-se uma excelente vitrine para publicitar o seu produto ou serviço.

Poderá colocar anúncios em vídeos do YouTube, Dailymotion, Vimeo e Vine que são apresentados ao utilizador antes que o vídeo que ele escolheu comece ou num local de destaque nos seus resultados de pesquisa.

Está está provado que através da utilização do video é possível conseguir atrair o dobro de utilizadores do que com uma imagem ou texto.

É uma boa opção a considerar, além de ser uma opção barata e fácil de configurar.

 

Remarketing

É uma das melhores técnicas de publicidade na Internet, seja para pequenos ou grandes anunciantes.

Não é bem uma forma de anunciar, mas sim um recurso que permite criar anúncios personalizados para os utilizadores que visitaram recentemente o seu site, mas não efetuaram nenhuma conversão.

 

É uma solução que podemos encontrar no Google Adwords, e que é mais orientada para o Retorno Sobre o Investimento, por isso é uma opção que deve ser considerada se muitos utilizadores saem do seu site sem comprar.

 

Devemos ter cuidado na sua utilização, pois o remarketing mal feito pode ser agressivo, mas com uma boa configuração, não tem nada de negativo, muito pelo contrário: pode ser muito útil e rentável para o seu negócio.

 

Estas são as principais soluções para anunciar na Internet, existem outras formas e o ideal é optar por adotar uma estratégia online que inclua vários tipos de anúncios.

 

Email Marketing

Durante muitos anos, dominou a forma de fazer publicidade na Internet e agora é visto como irritante, intrusivo e ineficaz. Esta publicidade é baseada em envios em massa.

Na verdade, recebemos tantos emails diariamente que nos tornámos quase imunes à publicidade e não demoramos nem dois segundos para enviar para a pasta Spam.

O e-mail marketing não tem nada a ver com isso, vai muito além e pode ser considerado uma parte fundamental de sua estratégia de marketing digital.

O email marketing utilizado corretamente, permite camuflar promoções e anúncios em mensagens quotidianas, amigáveis e que o utilizador não vai querer apagar.

É uma ferramenta que permite fazer publicidade permissiva e agradável, e as empresas definitivamente deveriam apostar na sua utilização. O email marketing faz parte de uma estratégia de marketing digital.

 

 

Principais Métricas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

As métricas de marketing digital podem significar o sucesso ou insucesso de um negócio online, elas permitem analisar onde a nossa estratégia está a falhar, perceber o que devemos corrigir e revelam oportunidades valiosas.

Mesmo assim, muitas empresas ignoram a grande importância que é a medição de resultados.

Existem ainda os profissionais de marketing que vivem preocupados com métricas de marketing digital menos relevantes, as chamadas “métricas de vaidade“.

Aqui entram estatísticas como o nº gostos, nº de seguidores nas redes sociais e visualizações na página do Facebook por exemplo. Infelizmente, esses números dizem muito pouco sobre um negócio.

Como podemos obter mais resultados se não soubermos o que pode ser melhorado?

O primeiro passo para ter mais sucesso amanhã é medir o que está a ser feito hoje. A partir daí, irá obter dados concretos para encontrar possíveis erros, identificar oportunidades e otimizar as estratégias atuais.

Então o que precisamos medir na nossa estratégia para gerar resultados concretos?

 

Conheça as 10 principais métricas de Marketing Digital para pequenas empresas.

 

  1. Retorno sobre investimento (ROI)

Esta é uma das métricas mais importantes em qualquer negócio. É a métrica que deve ser avaliada em primeiro lugar, já que está relacionada diretamente com o lucro.

No marketing digital, é fundamental medir o retorno gerado por uma determinada ação, como uma campanha de anúncios específica, ou mesmo por toda a estratégia.

O ROI mostra com rigor qual foi o retorno sobre o valor investido. Permite também perceber quando e se deve escalar o investimento.

Enquanto o ROI for positivo e a empresa ainda tiver capacidade de produção, o ideal é aumentar os investimentos em marketing digital.

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

 

  1. Custo de aquisição por cliente (CAC)

Esta métrica permite saber quanto custa cada novo cliente para a empresa. O CAC indica-nos quanto a empresa gasta para conquistar um consumidor, seja para um serviço ou produto.

Neste valor é importante incluir todos os custos envolvidos: investimentos em mídia, vendas, salários da equipa etc. Portanto, para calcular o Custo de Aquisição do Cliente, devemos somar todas as despesas com marketing e vendas durante um determinado período e comparar com o número de novos consumidores que entraram.

CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes num período

 

  1. Ticket médio

O ticket médio é uma métrica que indica o valor que cada cliente gasta, em média, nos serviços ou produtos da empresa.

Caso o ticket médio esteja baixo demais, poderá implementar estratégias para aumentá-lo, como upselling e crosselling.

O ideal é calcular o ticket médio mensal (valor total médio gasto por cada cliente por mês).

Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês

 

  1. Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

A taxa de cliques diz muito sobre o real sucesso de uma campanha de anúncios. Afinal de contas, de pouco serve ter muitas visualizações se poucas pessoas chegarem à sua página de destino.

Esta métrica, permite avaliar diferentes aspetos de um anúncio ou campanha, como: a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos.

É um valor a ter em conta para podermos fazer alguns ajustes a uma campanha em tempo real, melhorando assim o retorno sobre o investimento.

Normalmente, o CTR é utilizado em forma de percentagem, seguindo a fórmula:

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

 

  1. Custo por clique (CPC)

Numa campanha de tráfego pago, o custo por clique é uma métrica extremamente importante.

Este valor permite determinar quanto é que está a ser investido para que cada pessoa chegue até uma determinada página do seu site, como uma landing page, por exemplo.

Esta métrica também é importante para avaliar quais são as versões dos anúncios que estão a apresentar uma melhor performance — e quais devem ser descartadas.

CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos

 

  1. Custo por lead (CPL)

Nem todas as estratégias de marketing digital têm como objetivo a geração de leads. Algumas empresas arriscam vender sem construir um relacionamento com os seus potenciais clientes.

Essa estratégia está errada, pois é necessário nutrir a relação entre empresa e consumidor. Nesse sentido, é fundamental conhecer o custo por lead.

Se o CPL for alto, é preciso que as conversões de leads em clientes sejam muito boas, ou que o ticket médio por cliente seja ainda mais alto. Quanto mais baixo, melhor.

CPL = Investimento total na campanha / Número de leads gerados

 

  1. Taxa de conversão

Uma conversão dá-se quando conseguimos transformar um visitante num novo cliente.

Essa conversão poderá ser assinar uma newsletter, registar-se numa promoção, fazer download de um ebook no blog, instalar uma versão de teste do seu produto ou até mesmo tornar-se um novo cliente.

Como vê a taxa de conversão pode ser utilizada com várias finalidades. De qualquer forma, as conversões são sempre o primeiro objetivo de uma campanha de marketing.

Um número baixo de conversões pode ter várias causas, desde um site com fraca usabilidade até a falta de chamadas para ação (CTAs) entre os conteúdos.

O cálculo da taxa de conversão depende do objetivo previamente definido.

Taxa de Conversão (%) = número de visitas / número de visitantes que tomaram a ação desejada x 100

 

  1. Visitas ao site

Esta métrica é absolutamente essencial e bastante simples de medir. Permite-nos ter uma noção do alcance que o seu negócio tem na internet. Através do número de visitas ao site conseguimos saber quantas pessoas acedem aos seus conteúdos diariamente.

Além disso, basta analisar as visitas individuais para descobrir quais são as páginas mais visitadas do seu site. Esta métrica é uma preciosa ajuda para ajudar a identificar o que está a funcionar melhor.

 

  1. Visitas únicas

Esta métrica é muitas vezes ignorada, e mostra a quantidade de utilizadores únicos que visitam o seu site.

É um número importante de ser analisado, pois também permite saber a percentagem de visitantes que voltam a consultar os seus conteúdos. Quantas mais pessoas visitarem novamente o site melhor. De qualquer forma, é importante manter um certo equilíbrio.

 

  1. Tempo gasto no site

Quando o conteúdo de um blog é envolvente, as pessoas passam mais tempo navegando. Esta métrica mostra, em minutos, o tempo médio que cada utilizador gasta no seu site.

A partir deste valor, pode descobrir e corrigir possíveis problemas que estejam a afastar os visitantes ou a impedi-los de passar mais tempo no site.

Agora que ficou a conhecer as principais métricas de marketing digital, falta apenas colocar em prática a medição e análise.

Com o passar do tempo, vai habituar-se a trabalhar com estas estatísticas de marketing na sua empresa. Vai aprender a extrair insights e oportunidades de forma cada vez mais rápida, gerando mais resultados em menos tempo e com menos recursos.

Na AreaWeb somos especialistas na análise web e podemos ajudar a sua empresa a avaliar os resultados de uma estratégia de marketing digital.

 

 

Vantagens do Marketing Digital para Pequenas Empresas

 

Criar uma Estratégia baseada em dados concretos e na analítica web

Através do marketing digital, é possível termos uma ideia do número exato de pessoas que visualizaram a página inicial do seu site em tempo real.

Utilizando a ferramenta Google Analytics, poderemos analisar estatísticas e informações sobre um determinado site, tais como: número de pessoas que visitaram a página da sua empresa, localização geográfica, sexo, idade, interesses dos visitantes, quanto tempo eles estiveram no site, a fonte de tráfego de vários dispositivos, taxas de rejeição do site, a variação do volume de tráfego ao longo do tempo, etc.

A análise de dados em tempo real permite avaliar melhor a eficácia da estratégia utilizada, assim como ajudar a perceber quais os canais de marketing que devemos apostar. Com acesso a esta informação, também permite otimizar o orçamento de marketing investindo nas campanhas de marketing bem-sucedidas.

 

Desempenho do conteúdo e geração de leads

Imagine que criou um flyer sobre um produto ou serviço e o entregou às pessoas como um conteúdo off-line. Parece ser uma boa estratégia de divulgação?

O problema desta ação é que não conseguirá ter a ideia de quantas pessoas o leram ou, na pior das hipóteses, quantas pessoas o deitaram ao lixo!

Se por outro lado, criarmos um conteúdo visual impactante e o promovermos nas redes sociais, os potenciais compradores poderiam aprender sobre produtos e serviços através de influenciadores e amigos.

Quanto mais interação conseguirmos obter, mais o Google irá considerar o conteúdo de grande valor, levando a um aumento na classificação SEO do site.

Através do marketing digital, a sua empresa poderá medir exatamente quantas pessoas visualizaram o seu conteúdo. Também poderá captar o contato dos visitantes do site em troca de um download de um conteúdo gratuito de grande valor.

 

Melhorar as Taxas de conversão

Converter um cliente online não é complicado. Tudo o que é necessário é tornar a estratégia de marketing atrativa.

O tráfego segmentado oferece maiores probabilidades de conversão. Ao contrário de outros tipos de publicidade, o marketing digital permite ter uma conversa bidirecional com os clientes e potenciais clientes.

Através do marketing digital, as empresas podem contactar os seus clientes a qualquer momento. Em vez de incomodá-los com várias chamadas telefónicas, alcançar clientes online poderá ser um método bastante mais eficaz. Basta enviar um email e deixá-los fazer uma compra e saber mais sobre a empresa. A partir dessas interações, podem ser gerados leads importantes, o que irá trazer um aumento nas taxas de conversão.

 

Diminuição dos custos em relação ao marketing tradicional

O marketing digital permite poupar dinheiro em publicidade em grande escala. Tem o potencial de substituir canais de publicidade dispendiosos, como televisão, rádio e páginas amarelas.

Com a automação de marketing por email, poderá aumentar os seus contactos. Assim, ele permitirá que você recupere o conteúdo e agende-o para enviar o conteúdo nos momentos-chave.

 

Aumento das receitas

Técnicas efetivas de marketing digital podem gerar conversões mais elevadas. Isto irá levar a um aumento dos lucros e receitas do seu negócio.

Ao anunciar a sua marca online tenha em consideração o seguinte: ter um bom layout do site que permita uma fácil navegação, utilizar uma plataforma digital para melhor compreender os padrões de compra do cliente, oferecer a solução mais indicada que atenda às necessidades dos seus clientes, utilizar múltiplos canais de marketing digital para captar dados úteis.

Com uma melhor expectativa de crescimento da receita, as pequenas e médias empresas terão mais hipóteses de expandir a sua força de trabalho.

 

ROI maior das campanhas

Uma agência de marketing digital permite otimizar as taxas de conversão para alcançar o retorno do investimento máximo (ROI) para as empresas. Com uma abordagem mais metódica e melhores receitas, o marketing digital pode permitir obter um ROI melhor do que o marketing tradicional.

Com métodos eficazes de monitorização, os resultados podem ser analisados. Isso ajuda as organizações a tomar as medidas necessárias o mais rápido possível.

Com o marketing digital, poderá gerar um fluxo constante de tráfego segmentado que se converte em vendas e leads. E, quanto mais o seu negócio gerar este tipo de tráfego, mais rapidamente poderá obter o seu ROI.

 

Competir com grandes empresas

Uma outra vantagem do marketing digital reside no fato de ele permitir competir lado a lado com grandes marcas e grandes empresas.

Desde o pequeno fornecedor a uma grande potência, o marketing digital oferece táticas de marketing acessíveis e eficazes. As pequenas empesas podem impulsionar o tráfego tanto local como em todo o país, alcançando os consumidores alvo.

 

Ganhe a confiança das pessoas e crie uma reputação da sua marca

O marketing digital alavanca nos sinais provenientes das redes sociais, prova social e depoimentos de utilizadores demonstrando a sua satisfação. Quanto mais confiáveis ​​são esses sinais sociais, maior a taxa de confiança que pode gerar no público-alvo.

As pessoas confiam mais nas informações sobre uma determinada marca se forem recomendadas por pessoas que conhecem.

Caso consiga atender às expectativas dos seus clientes, a reputação da sua marca será viral. Eventualmente, poderá abrir novas oportunidades para alcançar mercados maiores.

 

Garantir a longevidade do seu negócio online

Muitas pessoas podem visitar e abandonar o site, mas um determinado número de pessoas vai efetivamente fazer uma compra. Se conseguirmos segmentar o perfil certo de pessoas que serão os seus potenciais clientes, os bons resultados irão certamente aparecer.

Ao implementar táticas, como blogs e redes sociais, poderá comunicar com o seu público-alvo. Isso irá ajudá-lo a obter feedback e insights valiosos. Com essas informações, poderá planear e garantir a longevidade do seu negócio online.

 

Saiba tudo sobre os seus concorrentes

Como diz o ditado – “Mantenha os seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda”.

A análise competitiva das redes sociais é parte integrante da sua campanha de marketing digital.

É importante analisar as estratégias online da concorrência. Poderá saber o que estão a fazer, descobrir novas oportunidade de marketing, ganhar vantagem competitiva e alcançar mais consumidores.

 

Resultados em tempo real

Ao contrário dos métodos tradicionais, poderá ver em tempo real o que está ou não a funcionar para o seu negócio online. Através do marketing online, poderá ficar a saber:

o número de visitantes do seu site, o aumento do número dos seus seguidores, taxas de conversão, aumento / diminuição do tráfego do site, taxa de rejeição e muito mais!

Estes resultados podem dar uma ideia completa sobre os ajustes necessários para melhorar os seus resultados.

 

Melhorar o alcance

Uma vez que o marketing digital ocorre online, é acessível ao público global.

Enquanto o marketing tradicional o limita a uma determinada área geográfica, o online pode ajudá-lo a interagir com os clientes com bastante facilidade.

Por outro lado, parece ter o seu negócio aberto 24h por dia. E com especialistas em marketing digital, poderá responder às publicações imediatamente nas suas plataformas.

Não irá demorar muito tempo a publicidade online a fazer efeito e assim melhorar as perspetivas e aproveitar as vantagens do marketing digital para o seu negócio.

 

 

Se ainda não está a utilizar o poder do marketing digital para o seu negócio, saiba que está a perder imensas oportunidades de negócio.

Os seus potenciais clientes estão à sua espera no mundo digital. Agora que ficou a saber como o marketing digital pode ajudar o seu negócio, contacte-nos hoje mesmo!