O que é o marketing digital?

 

Marketing Digital é o conjunto de estratégias que visam promover e vender produtos e serviços de uma empresa/marca na internet, além de ampliar o seu relacionamento com os clientes. Distingue-se do marketing tradicional por envolver o uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Atualmente, a internet já é considerada a maior fonte de informação do mundo. As empresas tendem a investir mais em marketing digital e na produção de conteúdo de qualidade. Otimizando os seus websites e assim aumentar a visibilidade das suas páginas para atrair mais potenciais clientes para o seu site, levando ao aumento das suas vendas.

O processo de compra hoje em dia também mudou, é muito comum pesquisarmos por produtos e serviços que queremos na internet, seja para encontrar os melhores preços (quando já sabemos o que queremos), para procurar informações sobre um determinado produto ou serviço (quando ainda estamos a ponderar a possibilidade de compra), ou mesmo descobrir mais sobre um problema que temos (quando ainda nem sabemos qual a solução que nos poderá ajudar).

Para se ter uma ideia de como o Marketing Digital mudou o processo de compra, basta dizer que, no passado, quase a totalidade das informações que obtínhamos sobre produtos e serviços estavam na mão das empresas que os vendiam. Ou seja para sabermos mais sobre um produto ou serviço, tínhamos que ir diretamente ao vendedor, que provavelmente “puxaria a brasa à sua sardinha” para o lado da empresa em vez de fornecer informação isenta sobre os produtos e serviços.

Hoje, o Marketing Digital possibilita ao consumidor ter um papel mais ativo nesse processo. Podemos dizer que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor. O Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem a sua marca e multiplicarem as suas oportunidades de negócio, pois a internet já faz parte da vida das pessoas.

Conheça as principais ferramentas do Marketing Digital

O Marketing Digital envolve a utilização de várias ferramentas que aumentam o seu alcance e influenciam no processo de compra dos consumidores. As 7 principais ferramentas do marketing digital são:

  1. Criação de Sites / Lojas Online
  2. Otimização para motores de pesquisa (SEO)
  3. Marketing de Pesquisa (SEM)
  4. Marketing de Conteúdo
  5. Marketing de Redes Socias
  6. Publicidade Online (PPC)
  7. Email marketing

 

O grande fator diferenciador do Marketing Digital é que não são as empresas que irão atrás dos consumidores, mas justamente o contrário. Precisamos dar um motivo para as pessoas chegarem até nós.

E como? Gerando valor através da produção de conteúdo de qualidade e relevante.

O Marketing Digital caracteriza-se também pelo seu baixo investimento, em comparação com os canais de comunicação tradicionais como a televisão, a rádio ou jornais e revistas.

Para além disso é muito mais fácil de medir os resultados de todo o investimento.

Apostar no Marketing Digital é a garantia de sucesso do seu negócio, seja ele online ou não.

Apresentamos aqui algumas estatísticas que comprovam a importância do Marketing Digital e demonstram o seu potencial de crescimento:

  • O orçamento no digital deve duplicar nos próximos 5 anos (Fonte: WebDAM.com);
  • 87% dos utilizadores de internet possuem atualmente um smartphone (Fonte: Global Web Index);
  • O Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing (Fonte: WebDAM.com);
  • Três milhões de anunciantes utilizam o Facebook para alcançar os seus consumidores (Fonte: AdWeek);
  • As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm (Fonte: WebDAM.com);
  • O Instagram ultrapassou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios (Fonte: AdWeek);
  • 93% das decisões de compra são influenciadas pelas redes sociais (Fonte: Ironpaper);