FAQ – Perguntas Frequentes

Criação de Sites

O que é um site responsivo?

Site ou layout responsivo, é quando o site automaticamente se adapta ao dispositivo do utilizador (desktop, smartphone, tablet, etc).

Um site responsivo muda a sua aparência e disposição dos conteúdos com base no tamanho do ecrã em que o site é exibido. Caso o utilizador esteja a utilizar um ecrã pequeno, os elementos reorganizam-se para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Em smartphones a navegação e experiência do utilizador torna-se difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e out para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados pois não foram feitos para esse dispositivo ou resolução.

O meu site não é responsivo, preciso atualizá-lo?

Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo, não só pela experiência de navegação do utilizador, mas também para ficar melhor posicionado nos motores de pesquisa e aumentar a relevância. O Google estabeleceu a compatibilidade mobile como um dos factores de posicionamento nos resultados de pesquisa.

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou em português Otimização de Sites. O SEO é nada mais do que a otimização das várias páginas de um site, de forma a obter um melhor posicionamento nos motores de pesquisa.

Vários estudos apontam que mais de 50% das visitas de um site fazem-se a partir de pesquisas em motores de pesquisa, daí a importância dos sites terem um bom resultado.

Apesar do Google e outras empresas de motores de pesquisa não divulgaram os fatores que influenciam o posicionamento numa página de resultados, estão identificadas uma série de boas práticas que devem ser levadas em conta na criação de um site. Alguns exemplos: boas práticas na programação, otimização de conteúdos (visíveis ao utilizador e não só), ligações do site com outros sites (por exemplo, partilhas nas redes sociais ou referência nos sites).

Em que consiste a otimização SEO inicial?

Todos os sites e lojas online são desenvolvidos e implementados de acordo com as boas práticas de SEO “optimização para os motores de pesquisa” onde são controladas as configurações de servidor, tempo de carregamento das páginas, otimização para dispositivos móveis e registos nos motores de pesquisa. No entanto a otimização de conteúdos para que tenha a possibilidade de aparecer por pesquisa de palavras chave é realizada sob orçamento.

O que é necessário fazer para o meu site aparecer nas primeiras posições do Google?

Aparecer bem posicionado numa pesquisa do Google depende de diversos factores, como por exemplo, localização geográfica de quem pesquisa, pelo que os seus concorrentes fazem e pela forma como a comunidade “online” valoriza o seu site, quanto mais acessos ao seu site e mais partilhas de páginas do seu site houver, maior a probabilidade de obter um bom resultado numa pesquisa.
Existem, no entanto, uma série de fatores que são conhecidos e devem ser trabalhados, a que vulgarmente se chama: SEO (search engine optimization ou otimização para motores de pesquisa).
Estas técnicas utilizam diversas ferramentas que são aplicadas em todo o ciclo de vida de um site, desde o design ao desenvolvimento do site. Este trabalho é contínuo, citando a própria Google: “Não abandona a sua loja durante 6 meses, pois não? Então também não o deve fazer com o seu site.” Manter o site atualizado é essencial: partilhe informação relevante para o seu cliente.

Ainda não tenho site e gostaria de um orçamento da Area Web, o que preciso de fazer?

É fácil, gratuito e sem compromisso receber um orçamento para a Criação de Sites. Precisámos apenas de saber quais os serviços que pretende contratar e os objetivos que deseja alcançar, para então apresentarmos a nossa melhor solução. Pedir Orçamento aqui 

Já tenho site mas gostei da proposta da Area Web, é possível fazer uma migração?

Sim, é possível. Iremos analisar o seu site atual e depois enviaremos as nossas sugestões assim como o orçamento para o seu novo site.

Como funciona o processo de criação de sites da Area Web?

A nossa metodologia de criação de sites está dividida em 6 etapas:

1 – Análise de Requisitos

2 – Definição da Estratégia a implementar

3 – Criação do Design do site

4 – Implementação das funcionalidades

5 – Ativação e divulgação do site

6 – Otimização através da análise de resultados

O Projeto dará início após a assinatura do contrato e pagamento do valor inicial. O  cliente é responsável pelo envio dos conteúdos e a equipa da Area Web é responsável pela criação e desenvolvimento do site.

Como posso entrar em contacto com a equipa da Area Web?

Poderá entrar em contacto com a nossa equipa através do número 918751130, pelo e-mail info@areaweb.pt, através do formulário de contacto ou ainda fazer um pedido de orçamento.

Quanto tempo demora o novo site a ficar disponível online?

O seu novo site poderá ser publicado online no prazo de 22 dias úteis, desde que não haja nenhum tipo de atraso no envio dos conteúdos, validações e desde que não haja modificações de layout.

Caso seja necessário, a Area Web também faz criação de logotipos?

A criação de logotipo não está incluída no desenvolvimento site, mas a Area Web também disponibiliza aos seus clientes o serviço de design gráfico. Envie-nos mais informações sobre aquilo que pretende e faremos um orçamento.

Quanto tempo demora até que o meu site seja encontrado pelos motores de pesquisa do Google?

Normalmente, o Google demora aproximadamente 3 a 4 semanas para localizar o seu site online. Realizamos processos para agilizar este tempo, porém não temos controlo sobre isso.

Posso ter mais do que 6 páginas de conteúdo no meu site?

Sim poderá adicionar o número de páginas que pretender. Cada página extra tem um custo adicional associado.

Quando devo optar por uma solução com gestão de conteúdos?

A maior vantagem de usar um sistema de gestão de conteúdos é que é muito mais fácil manter e atualizar qualquer informação: notícias, imagens, textos, menus, catálogo de produtos/serviços, agenda de eventos, promoções… Qualquer pessoa, mesmo sem experiência em programação, pode facilmente manter e atualizar o site. E isto com acesso em qualquer posto, basta que tenha acesso à internet e um login ao backoffice do site.
Recomendamos uma solução com gestão de conteúdos quando uma empresa tem uma política de comunicação ativa e pretende atualizar frequentemente o site, ou um catálogo/ portfólio muito extenso e/ou com necessidade de atualizações frequentes.

CMS, Backoffice, painel de administração, gestor de conteúdos. O que significam este termos?

Quando se ouve dizer que um site tem Backoffice, ou CMS (Content Managment System) ou Painel de Administração ou Gestão de Conteúdos são sites que são construídos sobre uma plataforma que permite aos utilizadores atualizarem o site, mesmo sem conhecimentos de programação. O acesso ao backoffice, ou seja, a área reservada do site que permite a sua edição, é feito através de um utilizador e uma password, assegurando a integridade da informação publicada.
Uma das plataformas de gestão de conteúdos mais utilizada no mercado é o WordPress. A Area Web desenvolve sites utilizando esta plataforma.

Quantos campos posso ter no formulário de contacto?

Todos os sites que desenvolvemos têm por padrão um formulário de contacto configurado com os campos Nome, Email, Assunto e Mensagem. Se o cliente pretender mais formulários no seu site ou outros campos personalizados deverá solicitar um orçamento.

Posso ter mais que um mapa de localização no meu site?

Por padrão é configurado apenas um mapa de localização Google Maps, de acordo com as instruções do cliente. Se o cliente pretender mais inserir mais mapas google maps no site ou outros mapas personalizados deverá solicitar um orçamento.

Atualização de Conteúdos

Os conteúdos das atualizações devem ser criados por mim ou a Area Web é que os cria?

Todos os textos e imagens do site devem ser enviados pelo cliente, a nossa equipa não se responsabiliza por possíveis erros que possam existir nos mesmos.

Como faço para atualizar o meu site?

Clientes dos planos de manutenção da Area Web Site podem solicitar um nº de alterações de conteúdos de páginas por mês. Lembrando apenas que essas atualizações não são cumulativas. Isso significa que caso o cliente tenha feito apenas uma atualização de uma única página num mês, as que não foram utilizadas não poderão ser solicitadas posteriormente. Cada atualização corresponde a 1 página redigida em Microsoft Word, com fontes no tamanho mínimo 11, com no máximo 10 imagens e 10 links.

Posso eu mesmo atualizar o meu site?

Sim, desde que o site desenvolvido tenha a funcionalidade de painel de administração. Neste caso o cliente terá um nome de utilizador e password para entrar na área reservada do site e deste modo atualizar os conteúdos do mesmo.

Quanto tempo demoram a fazer as atualizações de um site?

As atualizações serão feitas no prazo de 3 dias úteis.

O meu site não possui backoffice como posso fazer atualizações?

Nos planos que não contemplam acesso ao backoffice por parte do cliente, todas as alterações desejadas deverão ser solicitadas por email com um custo de 25.00€ + IVA por página para a alteração de conteúdos já existentes e de 50.00€ mais IVA por cada nova página.

Domínios e Alojamento

Preciso contratar um serviço de alojamento web?

Não, a Area Web já oferece a primeira anuidade do serviço de alojamento com as seguintes características:

  • espaço em disco ilimitado
  • tráfego mensal ilimitado
  • contas de e-mail

Não tenho domínio. A equipa da Area Web trata desse processo?

Sim, a equipa da Area Web faz o registo do domínio, em seu nome, sem nenhum custo adicional.  Oferta da primeira anuidade do seu novo domínio.

Já possuo um domínio. Posso utilizá-lo para o meu novo site?

Sim, apenas é necessário direcionar o seu domínio para o nosso servidor. A nossa equipa enviará as informações necessárias e prestará todo o apoio necessário para realizar este procedimento.

O vosso serviço de alojamento inclui backups?

Os nossos servidores realizam backups diários automáticos todas as 24h por questões de segurança. Asseguramos a reposição gratuita para a versão do último backup realizado no caso de desconfiguração das respectivas contas provocada por anomalia técnica ou ataque por pirataria informática.
Sempre que o cliente solicite a reposição de um backup por sua vontade, esta terá um custo de 25.00 € + IVA.

As perguntas frequentes não solucionaram o seu problema?

Aqui estão algumas formas de entrar em contacto connosco

Precisa de Ajuda?

Entre em contacto connosco através do nosso formulário de contacto.

Ligue-nos através do número 91 875 11 30.

Visite o nosso Blog

Blog de marketing digital com dicas, notícias e novidades. Leia o que realmente importa sob a visão de uma agência de marketing digital.