Quais são os principais tipos de sites que existem e qual o ideal para o seu negócio?

Como escolher o site ideal

Na altura em que surgiu a internet, a maioria dos sites existentes eram estáticos, contendo apenas blocos de texto e imagens. Atualmente, existem vários tipos diferentes de sites, e conhecer as principais diferenças entre eles, vai permitir escolher qual a melhor solução para a sua empresa.

Antes de criar ou atualizar o site da sua marca, é muito importante perceber qual é o tipo de site que irá representar melhor o seu negócio. Neste artigo, explicamos quais são os principais tipos de sites que existem, e quais as vantagens de cada um deles.

 

  1. Site Institucional

O site institucional é o modelo mais utilizado pela maioria das empresas. Inclui, normalmente, algumas páginas de informações sobre o negócio, produtos e serviços, preços, e formas de contato. Este tipo de site funciona praticamente como um cartão de visitas online.

Este tipo de sites são os mais indicados para as empresas que querem ter uma presença profissional na internet, mas não têm muito conteúdo para publicar e partilhar. Normalmente é o site mais económico de desenvolver, mas tem pouca visibilidade nas pesquisas.

É o ideal para apresentar a sua empresa de uma forma profissional na internet apenas para os seus clientes atuais (pessoas que já conhecem a empresa), pois é mau para captar novos clientes nos sites de pesquisa. Escolher este formato muitas vezes é desperdiçar todo o potencial do Marketing Digital, não permitindo aumentar a presença online da empresa. Captar novas visitas para o site neste formato só é possível através do investimento em anúncios.

 

  1. Site dinâmico

Contrariamente ao site Institucional, este tipo oferece mais dinamismo e permite que alterações sejam feitas mais facilmente. O conteúdo pode ser atualizado com frequência, fazendo com que o site permaneça interessante e atualizado.

Nos sites dinâmicos, além do conteúdo institucional, existe um blog associado, o que vai permitir à empresa investir em Marketing de Conteúdo e em Otimização para Motores de Pesquisa (SEO) – duas estratégias fundamentais para atrair potenciais clientes e fortalecer a relação com a audiência.

 

  1. eCommerce

Também conhecidos como sites de comércio eletrónico, é possível comprar ou vender produtos. Um site de e-commerce é excelente para empresas que pretendem expandir os seus negócios, disponibilizando online todos os seus produtos. O consumidor pode encomendar diretamente da loja online, de uma forma rápida, segura e intuitiva.

Devemos apenas salientar que manter um eCommerce requer tempo para fazer atualizações constantes da loja (incluir produtos, alterar preços, introduzir dimensões e peso do produto para cálculo dos portes de envio, etc).

 

  1. Site one-page

O fator diferenciador de um site one-page é que toda a informação é carregada numa única página, à medida que o utilizador percorre o conteúdo. A principal vantagem deste tipo de site é que ele funciona bem em dispositivos móveis, porque é mais rápido a carregar.

Por serem bastante intuitivos, são também ideais para empresas que visam atingir o público mais jovem e ocupado. Ao clicar em qualquer link do menu, o site apenas rola automaticamente até a respetiva seção, não sendo preciso carregar uma nova página.

 

  1. Blogs

Os Blogs podem ser adicionados a um site dinâmico ou ser o próprio site em si. Na generalidade, blogs são sites pensados em leitores fiéis, que os visitam diariamente para ler as novidades. Eles devem ser criados especificamente para um determinado público-alvo para desta forma poder gerar alguma receita.

Os blogs são ferramentas de divulgação e marketing, pois conseguem convencer os clientes de forma mais subtil (com dicas, por exemplo) ao invés de um anúncio direto. O blog deve estar sempre ligado às redes sociais e incentivar a navegação horizontal (fazer com que o leitor vá clicando de artigo em artigo, permanecendo o máximo de tempo no site).

Muitas empresas utilizam blogs para manter um relacionamento com os seus consumidores de forma mais informal e criar um vínculo com eles.

 

  1. Portais

Os Portais funcionam como agregadores de diversos conteúdos. Normalmente, são construídos focados no interesse do público, para que este volte a visitá-lo diariamente. É comum, por exemplo, que juntamente com o seu conteúdo, os portais ofereçam diretórios para outros sites, pesquisa, notícias, previsão do tempo, citações, mapas, chat, fóruns, etc.

Esse tipo de site é o ideal para empresas que vendem “informação”, e vivem de uma audiência fiel que consome o seu “produto”.

 

Mas afinal, qual é o site ideal para a sua empresa?

Após perceber cada um dos tipos de sites, ainda antes de tomar uma decisão, é preciso considerar alguns pontos importantes, qualquer que seja o seu nicho, e qualquer que seja o site que você pretende construir:

 

  • O site deve ser desenvolvido tendo em conta uma fácil integração com as redes sociais. O objetivo é que os seus clientes falem da sua marca nas redes onde se encontram presentes.

 

  • É importante avaliar quais são as funcionalidades que farão parte do seu site, assim como os conteúdos que pretende: incluir, textos, imagens, vídeos. Para além disso, perceber de que forma os pretende transmitir, se em páginas estáticas, ou de atualização constante.

 

  • É importante avaliar quais são os hábitos do seu público-alvo na internet. Por exemplo, se os seus consumidores costumam aceder ao site através de um smartphone, vale a pena investir na otimização do site para uma melhor experiência em mobile.

 

  • Também é importante recorrer a uma agência de marketing digital, para identificar o seu público alvo e criar um site que comunique com os seus potenciais clientes de uma forma eficaz. Se por exemplo o seu público é mais jovem, é fundamental que o seu site esteja alinhado com as últimas tendências. Já se o seu público é mais tradicional, é preciso pensar na ergonomia de navegação, da forma mais intuitiva possível.

 

 

Se ainda tem dúvidas, contacte-nos estamos aqui para o ajudar a escolher a melhor solução para o seu negócio!