REMARKETING
O remarketing aumenta as conversões, partindo do pressuposto que o cliente raramente faz a compra após uma primeira pesquisa no site.
Permite que o anúncio seja mostrado mais que uma vez ao mesmo potencial cliente. Dessa forma, a oferta estará sempre presente e ele vai continuar a ponderar a compra.

O QUE É REMARKETING?
Remarketing significa fazer marketing novamente para a mesma pessoa. A intenção é gerar impacto mais do que uma vez, sobre alguém que já demonstrou interesse no produto ou serviço. Mesmo depois do utilizador ter abandonado o site, conseguimos atrai-lo novamente, fazendo-o voltar e concluir a compra.
Esta estratégia permite abordar pessoas que interagiram com o seu site anteriormente sem realizar uma ação, como uma compra ou pedido de informação. É uma técnica com bons resultados, uma vez que só estará a interagir com quem já conhece a sua marca.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE UMA ESTRATÉGIA DE REMARKETING?
A ideia desta estratégia é manter a marca presente na mente do cliente enquanto ele pensa no assunto. Em comparação com uma campanha normal, o remarketing apresenta várias vantagens:
- Foca num perfil de utilizador com elevado potencial de compra;
- Apresenta maior taxa de conversão do que a taxa das campanhas em geral;
- Proporciona maior frequência de exibição dos anúncios;
- Ajuda a eliminar a indecisão na finalização da compra.
ESTRATÉGIA
Planeamento
As campanhas de remarketing requerem planeamento, para não perderem o valor. Não basta bombardear o ecrã do utilizador com os anúncios dos seus produtos e esperar vencê-lo pelo cansaço. É necessário assegurar a relevância da publicidade.
Jornada de compra
É importante ter em mente que os utilizadores estão em diferentes etapas do processo de compra: consciêncialização, consideração, compra ou fidelização. É preciso separá-los em listas conforme o tipo de ação tomada. O remarketing para quem visualizou apenas o produto no seu ecommerce terá que ser diferente daquele que irá impactar o consumidor que adicionou o artigo ao carrinho ou que concluiu a compra.
Cookies
Quando acede ao site que contém publicidade, um cookie — uma espécie de “carimbo” — é armazenado no seu computador. É assim que o Google consegue identificar o utilizador e exibir em outros sites parceiros ou nas páginas de resultados os anúncios do produto, serviço ou site anteriormente visualizado.
Duração
O consumidor irá ser impactado durante um determinado tempo por novos anúncios da marca interessada em convencê-lo a fazer a conversão. O período dessa campanha de remarketing normalmente é de 30 dias, mas pode variar de acordo com a plataforma e as configurações.

REMARKETING NO GOOGLE
É importante continuar a mostrar os seus produtos e serviços para o consumidor enquanto ele pesquisa sobre o assunto. Alguns pontos a ter em conta:
- Otimização de lances de palavras-chave, para aumentar as chances de mostrar os anúncios a quem esteja na sua lista de remarketing;
- Diminuição de lances, para não gastar cliques com utilizadores que não sejam potenciais compradores;
- Customização do texto do anúncio;
- Criação de listas para otimizar visitantes.
REMARKETING NO FACEBOOK
É uma ótima opção para aumentar a taxa de conversão do seu ecommerce e fidelizar clientes. A rede social está entre as mais utilizadas do mundo e com possibilidade de grande interação com os seus utilizadores. Alguns pontos a ter em conta:
- Fazer uma segmentação correta, para afinar o direcionamento;
- Realizar análises periódicas dos resultados para otimizar a campanha;
- Personalizar os anúncios;
- Atualizar os anúncios quando os produtos sofrerem mudanças de stock, preço, etc;
- Atingir as pessoas que interagiram com a sua página do Facebook;
- Promover eventos.


REMARKETING NO INSTAGRAM
É uma forma poderosa de impactar potenciais clientes. Aqueles que já demonstraram interesse por algum conteúdo ou produto do seu negócio.
Já lhe aconteceu pesquisar por algum produto ou serviço e, em seguida, começar a receber vários anúncios sobre esse assunto? Isso é a técnica de Remarketing a funcionar! Alguns pontos a ter em conta:
- Fazer uma segmentação correta, para afinar o direcionamento;
- Realizar análises periódicas dos resultados para otimizar a campanha;
- Personalizar os anúncios;
- Atualizar os anúncios quando os produtos sofrerem mudanças de stock, preço, etc;
- Atingir pessoas que interagiram com a sua página do Instagram;
- Promover eventos.
REMARKETING NO LINKEDIN
Destaque sua marca durante todo o processo de decisão de compra com o retargeting no LinkedIn.
- Personalizar o conteúdo de acordo com as interações que o seu público teve com a sua marca;
- Acelerar o processo de decisão de compra, da descoberta à conversão;
- Segmentar quem irá visualizar os anúncios de acordo com as páginas visitadas no seu site;
- Personalizar os anúncios dando aos visitantes conteúdo altamente relevante;
- Aumentar o número de conversões acompanhando em detalhes os resultados.


REMARKETING NO EMAIL MARKETING
Tem como objetivo impactar determinado público pela segunda, terceira, quarta ou “enésima” vez com o mesmo produto ou serviço até conquistar a sua conversão. Quem nunca passou pela situação de visitar um site, analisar um produto ou serviço e, depois, receber emails em relação à pesquisa que fez?
O exemplo clássico é a ação de carrinho abandonado no ecommerce. Cada vez que um utilizador adiciona produtos ao carrinho, mas não conclui a compra, existe a possibilidade de enviar um email ao utilizador após X horas do abandono da compra, apresentando os produtos que ainda podem ser adquiridos.